O que é incoterm?

Os Termos Internacionais de Comércio (Incoterms na sigla em inglês) são utilizados no momento da estruturação do contrato de compra e venda internacional para definir os deveres e direitos de cada parte (exportador e importador). Cada incoterm apresenta um conjunto padrão de responsabilidades e ações de cada parte, tornando assim todo o processo mais ágil, e, também, mais transparente. Conheça abaixo os principais incoterms.

 

Os Incoterms

E de EX - (PARTIDA - mínima obrigação para o exportador)

  1. EXW - Ex Works - A mercadoria fica à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor sem estar pronta para exportação ou transporte em qualquer veículo
     

F de FREE - (Transporte principal não pago pelo exportador)

  1. FCA - Free Carrier
    As obrigações do vendedor terminam quando entrega a mercadoria, pronta para a exportação, para o transportador internacional indicado pelo cliente.
     
  2. FAS - Free Alognsite Sheep
    As obrigações do vendedor terminam quando a mercadoria é colocada ao lado do navio transportador, pronta para exportação, no porto, cais ou embarcações de carregamento.
     
  3. FOB - Free on Board
    O comprador assume todas as responsabilidades do transporte da mercadoria a partir do momento em que ela transpõe a amurada do navio, antes pelo vendedor.
     

C de COST ou CARRIAGE - (Transporte principal pago pelo exportador)

  1. CRF - Cost and Freight
    O vendedor se responsabiliza pelos pagamentos para colocar a mercadoria a bordo do navio, do frete até o destino e do despacho para exportação.
     
  2. CIF - Cost, Insurance and Freight
    Além das responsabilidades do CFR, o vendedor deve pagar o prêmio de seguro do transporte principal.
     
  3. CPT - Carriage Paid To
    O vendedor é responsável pelo frete até o destino e também pelo despacho das mercadorias, que, quando entregues ao transportador, os riscos e danos são passados a ele.
     
  4. CIP - Carriage and Insurance Pait To
    As responsabilidades do vendedor são as mesmas do CPT acrescentando a contratação e pagamento do seguro até o destino.
     

D de DELIVERY - (Chegada  - Máxima obrigação para o exportador)

  1. DAT - Delivered at Terminal
    O vendedor termina sua responsabilidade quando entrega a mercadoria no terminal de destino pronta para descarregar, não assumindo as formalidades de exportação, apenas os custos e riscos do transporte e descarga.
     
  2. DAP - Delivered ate Place
    A responsabilidade do vendedor termina na entrega da mercadoria, pronta para ser descarregada, no terminal de destino ou em outro local combinado, assumindo os custos e riscos até o local de destino, sem formalidades de importação.
     
  3. DDP - Delivered Duty Paid
    O vendedor assume todos os riscos, custos e todas as formalidades da importação relacionadas ao transporte da mercadoria desde a origem até a entrega.